quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Rat LooK ou Hoodride?

Achei isso e concordo, não sei quanto aos demais . . . .


RAT LOOK
Tratam se de veículos onde o estado de conservação da carroceria já não é das melhores, não raro com pontos de ferrugem, pintura queimada e outros detalhes que poderiam considerá-los como verdadeiras latas velhas. o Rat teve a origem com os HotRods americanos, cujos proprietários se livravam de peças em prol da leveza, retirando para lamas, capô, laterais do motor, o deixando exposto) prezavam a performance, a aparencia desleixada era a consequência. Com o passar dos anos passou-se a admirar esse visual "largado"

Atualmente muitos são veículos que ficaram expostos ao ar livre durante anos, mas atualmente já existem algumas técnicas de envelhecimento artificiais. Junte isso a uma suspensão literalmente pregada, "slammed" como os norte-americanos se referem, e um motor preparado. O resultado dessa tendência nos faz perceber que também existe beleza em veículos detonados, nesse caso principalmente sabendo que mesmo em estado deplorável, a performance muitas vezes é de cair o queixo.

HOODRIDE
Erroneamente, o Rat Look é chamado de Hoodride, se diferem porque o Rat Look é um estilo associado à performance para automóveis, o Hoodride é uma filosofia de vida, os motivos serão expostos à seguir:

O Hoodride não é um estilo é uma cultura ou "contra-cultura" Anti-consumista., que ia além dos automóveis. Quinzenalmente postavam podcasts, em que divulgavam as idéias e as vezes com músicas para o rolê, ou então que nas letras valorizassem o SER e não o TER. Os carros do movimento eram para ser mais uma peça dessa cultura, mas a fama dos carros acabou tendo uma projeção grande, e acredito que nos países que não se falava inglês, acabou se fixando mais a imagem dos carros, do que os ideais de comportamento.

Ao contrário dos Rat look, que nasceram em Hots dos anos 30-40 mas (já refrigerados a água), os "Hoodies" são ESSENCIALMENTE VWs a AR e BAIXOS, baseando-se no fato de que o Fusca tinha sido criado pelo Hitler ESSENCIALMENTE para o transporte do povo Alemão!

-Não foi criado para impressionar as mulheres;
-Não foi criado para impressionar os vizinhos;
-Não foi criado para se mostrar socialmente superior ao próximo.

Era apenas um meio de transporte e PRONTO, e para os Hoodriders era essa a função do automóvel, sem luxo, ostentação e gastando o mínimo de combustível e isso a linha a ar da VW fazia como ninguém.

A associação/confusão com o VISUAL dos Ratlooks, começa a surgir a partir do momento em que não bastava para os Hoodriders terem os seus VW a ar, eles "emprestaram" o visual dos Rats para reforçar para a sociedade o conceito de que não estavam nem aí para o consumismo. Algo como:

- "f*da-se o seu chevy V8 0KM bebedor de gasolina! Meu fusquinha velho me leva aos mesmos lugares, pela metade do combustível e me faz duas vezes mais feliz!!"

Infelizmente o site do movimento (no formato antigo) saiu do ar, muito dos ideais foram se perdendo e o que ficou mesmo foi o visual dos fusquinhas enferrujados.

Citação de: Lemos no FFB em 20 de Dezembro de 2011.
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,5999.75.html

16 comentários:

  1. concordo plenamente
    muitos nao tem a ferrugem no sangue e ce acham!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei!

    Muito bom post, para introduzir o assunto, que será abordado mais vezes aqui.

    Uma coisa que está implícita no texto, mas que é bom comentar, é que os Rat Volks estão dentro da cultura Hoodride, de modo que: para ser um Hoodride é preciso ser um Rat, mas ser um Rat não significa necessariamente ser um
    Hoodride. A questão vai além da propriedade do carro, estando incluída até mesmo a maneira de se ver o mundo.

    Se me permitirem, gostaria de escrever sobre as culturas Hot Rod, Rat Rod, Kustom Kulture e alguma outra que lembre, para dar introdução a um post mais completo sobre o Hoodride. A longo prazo, dadas as minhas limitações criativas (risos).

    ResponderExcluir
  3. Que isso, vai em frente meu amigo. Tem todo meu apoio!!
    Eu quis postar esse texto aqui para esclarecer um pouco as coisas para os preconceituosos com o Hoodride, que desconhecem o processo e descreminam, falam mal e tal!

    Henrique/FDR - Mafia Boxer

    ResponderExcluir
  4. Orra Matheus...
    'ce não precisa pedir licensa pra postar nada aqui no blog não mano... tranquilão.

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer então, mas não prometo pra logo. Gosto de escrever, mas dependo de pesquisa e inspiração. Vou revirar minhas revistas velhas antes.

    ResponderExcluir
  6. Cara voce intende
    Tenho um chevette 84 rat look ...
    Me apaixonei por esse estilo quando vi q o consumismo esta comendo as pessoas...
    Tendo ser aki na sociedade o contra de todos ... para mostrar para eles que nao precisa ser novo para ser carro
    By: Maximiano

    ResponderExcluir
  7. viva os hoodriderrs.....

    ResponderExcluir
  8. essa foto é em rio negrinho?

    ResponderExcluir
  9. pode ter certeza dentro do meu hood, tem um cara feliz e satisfeito. com certeza eh um modo de ver o mundo do tipo, nao leve ah vida taum ah serio...

    ResponderExcluir
  10. Eu queria uma "lista" dessas músicas Hood pra ter uma idéia do que os caras curtiam...
    :/

    ResponderExcluir
  11. Olá amigos, estou deixando minha Lumina APV bem no estilo RatLook, gostaria de saber se alguém pode me dar uma dica de como dar aquela aparência de ferrugem no carro. Sei que existe uma técnica com produtos químicos, alguém poderia me informar, lembrando que o carro é inteiro de fibra. Agradeço desde já. Meu e-mail. francis.jose.silva@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. pessoal to finalizando a customização em rat look no meu carro vai ficar inteiro na lata e enferrujado tenho duas perguntas qual a melhor forma de manter a superficie retardar o ferrugem depois que ele estiver do jeito que eu quero e a questao do documento tenho que levar ao detran alterar algo no doc ? obrigado a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se forçou a ferrugem e depois quer retardar ela ou envernizar pra não estragar mais não tem ferrugem no sangue envelopa o carro ai não vai estragar ele, nossos carros tem história tem anos de role e alegrias e nada disso se copia ou sejam um verdadeiro rat ou esperem a moda passar e deixem os verdadeiros

      Excluir
    2. irmao to com vc ...ou tem ferrugem ou nao tem aqui a ferrugem rola no sangue com forca meu carro tem 42 anos e ficou parado 14 embaixo da arvore em cima da terra...so troquei assoalho o resto nem polimeto ferrugem nao se da polimento nao se lixa nao se pinta ferrugem se cultua e pronto ...deixa pros verdadeiros a moda passa o estilo de vida e a capacidade de ser aquilo que e contrario a sociedade quer e pra poucos...
      ass fernando presidente do club rustvolks air colled (familia rustvolks) df go sp

      Excluir
  13. OLA AMIGOS TO FINALIZANDO UM HOOD RIDE FUSCAO 1500 72 EM BREVE ESTARA DESFILANDO PELAS RUAS DE MINHA CIDADE ... PENSA NUM CARA FELIZ KKKKK... POSTAREI FOTOS ASSIM KE TIVER RODANDO GRANDE ABRAÇOS A TODOS....

    ResponderExcluir
  14. E OQ DIZER DA MODINHA DOS RATLIXAS?
    RODAS VERMELHAS, FAIXA BRANCA, CARRO ALTO, PARA-LAMAS LIXADOS E O TAL DO RAGPOBRE? FEITO COM BOTÕES DE CARROCERIA DE SAVEIRO?

    ResponderExcluir