segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Como ressuscitar seu Parachoque, de modo fácil e o mais importante: BARATO!

Os materiais necessários são:

-1 lata pequena de tinta automotiva preto fosco secagem rápida
-1 lata pequena de fundo automotivo cinza secagem rápida
-1 Flap disc gr. 120 4 1/2" (Pra quem não tem lixadeira, pode ser lixa ferro gr. 80 e gr 120)
-1 jogo de borrachas dos batentes do para-choque
-Óleo spray tipo WD40
-1 Ferrox (ou convertedor de ferrugem)
-1 pedaço grande de papel alumínio
-1 coca-cola (é verdade, vamos usar esta abençoada bebida!)

Ferramentas necessárias

-1 chave catraca c/ soquete sextavado 13mm (pode ser qualquer outra chave, mas recomendo a chave catraca, pois o curso de torque para remover o parachoque é reduzido e com a chave catraca vc ganha muito tempo)
-1 chave de fenda
-1 lixadeira pequena 4 1/2"
-1 morça

O que vamos executar:

-Troca da borracha do batente do parachoque
-Pintura do batente do parachoque
-"Selagem" do parachoque
-Revitalizar o cromo do parachoque

1º passo - Retirar os parachoques

Como os parafusos que fixam os parachoques na lata ficam expostos a vários agentes corrosívos, temos que ter muito cuidado para retirar os parafusos. É importante borrifar óleo tipo WD40 entre o parafuso e a rosca para que não aconteça o que aconteceu a um dos meus parafusos:
A última pessoa que apertou estes parafusos deve ter apertado "até o talo". Quando fui retirar, mal fiz força e a cabeça do parafuso quebrou, deixando o resto dentro da rosca... Agora vou ter que furar com uma broca mais fina, e tentar retirar o que sobrou do parafuso sem estragar a rosca. Se não conseguir, vou ter que embuchar a rosca... Conclusão, menos tempo pra mexer no fusketa no próximo domingo.

Logo após retirar os parachoques, podemos ver melhor o estado em que o mesmo se encontra:


 Dá até medo...

O estado das borrachas


Dos batentes

2º Passo - Os batentes

Após retirar os batentes dos parachoques, temos que eliminar toda ferrugem e tinta superficial. Para isso usei a lixadeira com o flap disc gr 120. Este tipo de disco é constituído de vários pedaços de lixa. É melhor do que disco de desbaste pois faz um tratamento superficial, e não arranca pedaço da peça. Quem não tem lixadeira, recomendo que use uma lixa gr. 80 pra retirar a ferrugem e lixa 120 pra dar acabamento.

Lixei os batentes até ficarem com este aspecto:
Depois passei um pano com thinner para preparar as superfícies para pintura:
Depois, tinta nelas!
O resultado final:
Os batentes estão prontos. Vamos ao 3º passo

3º passo - Selagem dos parachoques

Quando usam a expressão "selar" os parachoques, pelo menos na minha região significa pintar o lado de dentro. Pois é isso que vamos fazer agora.

Devido ao avançado estado de corrosão da criança, tive que caprichar na dosagem de ferrox.

Prendi os parachoques na prensa e começar a regá-lo com o ferrox. Tive que aplicar 3 vezes para que os parachoques ficassem com o aspecto pronto:
logo após a segunda aplicação:
Depois da terceira aplicação:

Passei fita-crepe em volta do parachoque para que a tinta não escorresse para o lado externo. Também é necessário tapar os furos dos parafusos.
Tinta Neles! Utilizei o fundo automotivo na cor cinza para a selagem.

Um antes e depois mostra bem a diferença:
                                                                                   Antes:

Depois

4º passo - Colocação das borrachas.

Eu nem ia mostrar este passo-a-passo, mas depois de sofrer um monte pra colocar as duas primeiras borrachas, descobri um macete e decidi escrever.

1º - Retire toda a sujeira acumulada entre o paralama e a borracha.
2º - Dobre várias vezes a borracha nova, de maneira que ela fique um pouco mais flexível. É bom também ficar "abrindo" a borracha separando o lado que vai dentro do paralamas do lado que fica fora.
3º - fixe a borracha primeiramente na parte superior do obilongo do paralamas:




Por fora a borracha fica com este aspecto:


Está pronto:




NOTA: Sugestão de nosso amigo Puguinha: Colocar as borrachas em água quente. Com certeza funciona, só não fiz o teste pois os do meu carro já estão instalados. Caso alguém faça dessa forma, favor relatar sua experiência.

5º passo - Revitalizando o cromado.

Quem leu no início do tópico que entre os materiais necessários está incluso Coca-Cola, deve ter pensado que era zueira, ou que deveríamos ter uma coquinha gelada em mãos por causa do forte calor, mas se enganam meus amigos, a coca é a estrela da revitalização do cromado.

Para revitalizar o cromado, cheio de pequenos pontos de ferrugem vamos utilizar a coca e o papel alumínio:

Fixamos o parachoque. Jogamos coca-cola no cromado:
Com um pedaço de papel alumínio, friccionamos a coca no parachoque de modo que a coca reage com o papel alumínio e o parachoque, formando uma espécie de pasta preta na peça:
Depois passamos um pano limpo para remover a pasta e, catapimba, que diferença
Impressionante como algo tão gostoso pode fazer maravilhas, além de matar a sede com um sabor inigualável, ele remove todos os pontos de ferrugem e devolve o cromado pra nossa peça. claps

Depois de passar a coca nos parachoques, por sugestão dos amigos Kirk e Pedro, passei também cera automotiva. Utilizei da Marca Grand Prix, muito comum em lojas e supermercados.
Utilizei um algodão de polimento para retirar a cera.

Eu já ví gente instalar os parachoques com os batentes já montados. Lembro que o cara sofreu muito pra colocar. Eu preferi colocar os batentes no carro e só depois instalar a lâmina, mas isso fica a gosto do freguês.

Outra coisa, eu preferi não cortar a borracha para encaixar o desenho em U do batente, simplesmente abri a borracha e fui empurrando devagarinho o batente pra borracha não escapar, conforme abaixo:
Logo após, dei uma bela borrifada de WD-40 nos parafusos e na rosca, para limpar a rosca e tirar o excesso de ferrugem do parafuso. Aliás, aconselho colocar parafusos novos. Eu não coloquei, mas vou colocar novos parafusos no meu batente
Depois foi só aparafusar as lâminas nos batentes.

Créditos ao amigo do FFB
Pedro Fonseca - G70´s

DG / TL 71
Mafia Boxer!

17 comentários:

  1. hahaha....curti a dica....sábado já vou fazer o teste...como meu pai dizia..."mente desocupada é oficina do capeta"...valeu a dica....

    Abraços

    Doug

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    1. Parabéns,gostei muito da dica.Restauro e vendo fusca e não conhecia esta técnica.Obrigada pela dica!

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  2. tem que ser coca zero, ou pode ser coca normal??

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  3. Show de bola... tenho uma fusqueta e to na correria para deixar ele mais no esquema. Mas nada como boas experiencias como essa para nos dar boas bases... Valeu ae. e tomem cuidado com a coca, hahaha.


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  4. Gente eu fiz isso nos parachoques do meu fusca ficou lindão brigaduuu!valeu.

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  5. Muito legal a dica isso foi muito gentil de sua parte nobre amigo estava pensando em comprar para-choques novos mas com esta grande dica vou comprar outros materiais, muito obrigado valeeeeeeeeeee. Caruaru, Pe

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  6. Pow curti muito as dicas.. todas..
    Afinal o Fusca que tenho era do meu pai que faleceu à pouco e estou me apaixonando pela quela latinha velha pois é uma lembrança que tenho dele...
    Preciso de muitas dicas afinal tem muita coisa pra fazer e puder me adicionar no facebook para futuras dicas.

    leanndro_viana_justino@hotmail.com

    Grato aos blogueiros ai

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  7. É, como é bom saber que ainda tem gente boa neste mundo que se preocupa com os outros, muito obrigado pela dica amigo, fique com Deus!!!

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  8. Muito bom!!! tava quase pintando com tinta "cromo" biriba paraguaia tipo imitação similar ao idêntico pseudo original!!!agora meus problemas se acabaram!!!

    Parabéneses!!!

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  9. Cara, muito bom isso, ia comprar novos, mas vou tentar isso. E, em média, quanto tempo dura? Abraços

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  10. Otimo cara!!!
    Será que rola passar aquele spray com verniz agora para aguentar um pouco o cromo sem enferrujar novamente??

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  11. Muito interessante, são dicas de quem entende do riscado e tem compaixão dos que tem pouco recurso financeiro.

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  12. Voce sabe se essa parte de passar coca e papel aluminio + cera funciona nos detalhes cromados do fusca, tipo retrovisor e os outros detalhes em cromo?Na verdade creio que nao sejam ferro cromado mas fiquei em duvida..rs abraços

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  13. Valeu!A coca cola e o papel alumínio fez milagre nos para choque do meu fusca eu economizei R$ 200,00 que aproveitei para comprar os amortecedores dianteiros .Obrigado, continue dando dicas desta qualidade.

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  14. Parabéns moço vc é muito inteligente , eu ia trocar os parachoques do meu azulão, mais com essa iniciativa vou arriscar a fazer a limpeza ! Obrigado pela dica !

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