quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A História do Motor BOXER

Por Marco/Fusca72 - Mafia Boxer

O amigo Marco sempre manda as curiosidades que ele encontra na internet, mas dessa vez ele resolveu participar mais ativamente, enviando essa matéria para ser postada e ser apreciada e dividida entre todos os amantes dos vw ar.

Disse o Marco:   já que estamos defendendo os motores boxer, nada mais justo do que explicar para todos, como ele foi idealizado.

Então vamos lá!


Tudo começa com uma idéia, com um conceito, e este é o primeiro rascunho feito por Porsche que se conhece, ele data de 1931. Foi feito bem antes de 22 de junho de 1934 quando a saga do motor VW Boxer definitivo teve seu início.


O croqui leva a entender que a primeira idéia de Porsche para motor era uma versão radial, o que foi abandonado ainda na época dos protótipos da era "Pré-Volkswaven", especificamente Zündapp.





Vários conceitos foram testados antes do motor definitivo ser definido. Dentre as primeiras alternativas foi considerada esta de duplos pistões, com uma solução técnica bastante sofisticada. Foi preconizada por Porsche, mas acabou mostrando não ser viável por problemas de refrigeração.



À direta abaixo está o motor de arranque combinado com o dínamo. A direita acima pode ser visto o motor montado.



Os custos estavam e jogo, pois Hitler queria que o carro custasse menos que 900 Reichsmark, o que era uma missão impossível.


Também foi estudado um motor de 2 cilindros que era inflexível e foi descartado a favor do motor de Reimspiess.


Esta é a alternativa vencedora que foi projetada por Reimspiess, já com a inclusão do radiador de óleo. Certamente, o motor diferiu surpreendentemente pouco dos milhões proprietários do Fusca e de outros carros acionados pelo motor VW Boxer em todo o mundo.



Ai está o motor "definitivo" já instalado no protótipo de 1938, estava pronta uma das mais importantes peças de demonstração do Terceiro Reich - o KDF-Wagen. Por falar em propaganda, ai está o "patrocinador" do projeto admirando um chassis exposto no Salão do Automóvel de Berlim em 1939, curiosamente o ano em que a Alemanha declarou a Segunda Guerra Mundial.


Os motores VW Boxer passaram a ser usados nos campos de batalha acionando veículos militares. Linha de montagem de motores em 1940, em plena guerra, estes motores equiparam Küblewagens e Schwimmwagens, pouquíssimos carros com a forma do Fusca foram fabricados durante a guerra.
Adaptação do motor VW Boxer num Jipe leve (Kübelwagen) tinha 25HP. Passada a guerra o futuro da fábrica ainda era um incógnita, mas graças às Forças de Ocupação Britânicas o conceito criado por Porsche sobreviveu e começou a passos trôpegos a sua fantástica carreira de sucessos.




Este é uma versão de 1945 do motor a ar, detalhe para o buraco na saia traseira para a passagem da manivela de partida de emergência.

3 comentários:

  1. Opa, valeu pelos créditos Henrique!!! Mas realmente achei bem interessante essa matéria, por isso enviei.
    Logo tem mais...hehe...
    Abraço
    Marco - Fusca 72

    ResponderExcluir
  2. Vlw Marco, e vlw também para o F Porsche que foi quem criou os motores boxer!!

    Henrique/FDR - Mafia Boxer

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a matéria, é bom para o pessoal de PG ficar sabendo que Fusca é mais que um veículo, existe uma grande história por trás dele.

    Christian
    FusqueirosPG

    ResponderExcluir